quarta-feira, 7 de novembro de 2007

ANOMIA

Passei o dia inteiro com essa palavar na cabeça. Anomia. Primeiro porque o Bruno me cobrou "cadê os textos"....boa Bruno, cobra mesmo, chicote nele. Minha vida nos últimos dias virou um caos de cabeça pra baixo, um monte de problemas ou seja uma anomia.

Segundo, pelo artigo fantástico, no Globo de hoje (07/11), do Zuenir Ventura. Ele fala sobre a anomia dos jovens nos dias de hoje. Aquele estado de dissonância cognitiva que justifica a ausência de organização, não sendo organizado, ou seja, um estado caótico. O caos é o belo. Vejam os punks em São Paulo, matando e matando e os boys que saem da boite no Rio destruíndo tudo.
É o enfraquecimento das normas sociais de um povo ou grupo social; a desorganização que enfraquece a integração dos indivíduos, deixando-os sem saber como agir, ficando sem uma regulamentação por um período de tempo, indeterminado ou determinado.
Os pais não sabem como educar. Não estão preparados para educar. Governador: a eugenia deve ser total.

Um garoto sai de casa dizendo ao pai que vai para Angra e morrre numa rave de overdose de ecstasy. A norma social vigente é: minta. No congresso, na política, nos relacionamentos, minta, faça teatro (perdão), na família, não tenha limites, valores e ética. Se o meu referencial é um senador que trai a mulher, rouba o país e é inocentado, por que eu vou ter outros valores? Por que dar duro, sair pra trabalhar às seis se eu posso viver emprestando dinheiro, fazendo agiotagem, lucrando com os idiotas?

Minta, minta sempre. Só depois não vai pra TV chorar e dizer que seu filho era bacana. Você não é bacana. Você não pode ter filho.

Um comentário:

Bruno de Faria - Dermatologista disse...

É... Eu, como sempre tenho coisas demais a falar, às vezes prefiro me calar. Só me pergunto muitas e repetidas vezes: "o que somos?" E o ter como resposta a impressão de que nos comportamos pior do que o extremo do que falsamente condenamos... me deixa completamente aborrecido; é incurável este aborrecimento.