terça-feira, 28 de abril de 2009

A EXCLAMAÇÃO


Eu não gosto de exclamação. Aliás, publicitário algum deveria gostar. Na próxima reforma abaixo a exclamação. Já vi textos assim: Condições Imperdíveis!!! Me diz ou me explica como alguém exclama três vezes?

A campanha do COB para trazer as Olimpíadas para o Brasil tem um Eu Quero! com exclamação. Dois erros graves. Primeiro a exclamação, já que estamos afirmando que queremos as Olipíadas por aqui e segundo o EU quando deveria ser Nós Queremos, afinal Olimpíada lembra coletividade, gente, povo etc.

Para dizer que não é implicância, estou no aeroporto esperando meu irmão e soube, pela quantidade de repórteres no aeroporto, que no mesmo vôo estaria a comitiva do COI para visitar a cidade. Claro que estavam vários carros pretos grandes; o Sr. Prefeito, o Nuzmam e outros togados. E uns funcionários de segundo escalão esperando numa van os funcionários de segundo escalão deles. Só que na minha modesta percepção são esses que decidem. Uma funcionária já desceu com uma camera na mão e tirou foto de todo aeroporto. Logo em seguida ela viu um banner enorme com o Eu Quero! e disparou para o nosso funcionário de segundo escalão, ao meu lado, num português claro: Porque eu e não nós? O funcionário gaguejou, gaguejou e não respondeu. Não tem resposta. Talvez aqui caiba uma exclamação.
Acho que, por causa da bendita exclamação e do eu, o apelo feito em rádio, Tv, para que o carioca colocasse bandeiras em sinal de apoio não surtiu efeito. Não vi uma sequer.

2 comentários:

Tom disse...

Eu gosto do "Eu quero!". Se todo brasileiro pensar "Eu quero", esse "Eu quero" se transforma em "Nós queremos" no nosso inconsciente coletivo. Ou seja,o "Nós queremos" não é dito, mas é sugerido... reverbera no nosso inconsciente... Nossa, será que eu tô sendo muito psicológico?? Ou tô tentando arrumar uma desculpa pro meu individualismo ter adorado o "Eu quero"??

Bruno de Faria - Dermatologista disse...

Eu não quero...
E um dia explico - juro - o significado de três reticências seguidas. Aqui pus apenas uma para que não ficasse muito... digamos, exclamativo.