quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A LATINHA E A CRIATIVIDADE


Uma das cenas mais criativas, vi neste carnaval. Catar as latas de alumínio já é um trabalho duro, imagine amassar uma por uma. Pois bem, eles agora tem uma máquina. O ônibus pára no ponto e lá vem o catador com 3 sacos enormes que coloca enfileirados embaixo das rodas traseiras. Quando o ônibus parte, pronto, tá tudo amassado. Sempre coloco para os alunos da universidade que criatividade não reside em quem faz criação em publicidade, ou cria textos de teatro e roteiros de cinema.

A criatividade, em especial nos dias de hoje, é uma arte de olhar o novo, olhar para frente. As escolas de samba são um ótimo exemplo de criatividade, sem pre foram e lendo entrevista de Fernando Pamplona (para quem não sabe o carnaval é antes e depois dele, todos os carnavalescos - Joãosinho, Maria Augusta, Rosa, Arlindo - beberam nesta fonte) no jornal de domingo acredito que chegou a hora de uma nova virada. Só se reclama, todos os anos, da falta de dinheiro nas escolas e só ganha quem teve "patrocinador". A escola que teve 8 milhões para fazer carnaval leva o título. A virada criativa, aqui discordadno da opinião do Pamplona, pode assumir definitivamente o merchandising nas escola. Atualmente é tudo velado, por debaixo dos panos. (contravenção, lavagem etc).

A Formula 1 abastece sua criatividade através do merchandising em carros e pilotos. E olha que é muito mais cara. A cada ano a FIA impõe restrições aos carros para ficarem mais lentos e a critividade dos engenheiros derruba todos os limites. Carros cada vez mais rápidos, mais seguros, mais econômicos. Em breve carros de fórmula 1 elétricos. Anota aí. As escolas precisam de regulamentos que as tornem mais equilibradas e com liberdade de captação de recursos e que vença a a mais criativa. É só ver na hora da apuração. Todos os quesitos são nota dez. Como diferenciar, ver realmente a melhor? Começa com julgadores bem pagos, bem treinados, para em especial saber quando uma comissão de carnaval conta realmente bem um enredo. Não existe uma ópera melhor que a outra. Existe preferência por determinado músico, o que as diferencia da vaia ou aplauso é a montagem, direção e elenco. Quem venha o patrocínio aberto com regras e limites que aumentem a concorrência e dificuldades, estimulando o ser criativo.

PS. também vi coisas nada criativas. A NET colocou bicicletas tipo triciclo com um coitado de um funcionário puxando duas pessoas. Com este calor, os puxadores pareciam que sempre estavam acabados, suando, passando mal. E as pessoas atrás constrangidas, suando muito e com um sorriso amarelo solar.

2 comentários:

Anônimo disse...

O segredo não estar em buscar coisas novas, mas em ver as mesmas coisas com um olhar novo?? Bom, acho que eu tô citando alguém ao escrever isso, ou seja, não tô sendo nem um pouco criativo...

Edu Corrêa disse...

E aí, Paulo?! Beleza?!
Gostei do novo layout do blog! Criativo! E por falar nisso, pra que criar algo se alguém já o fez? É só pegar a idéia alheia, mudar um pouquinho e pronto. Ninguém vai nem se lembrar da idéia original. Isso é o que mais tenho visto na TV (onda Endemol), na música, na imprensa escrita (meia-hora X espresso), nos blogs da vida e por aí vai. Ah, claro, na publicidade: ora são macacos, ora cahorros, hora genteandando por uma estrada vazia enquanto fala do produto/serviço. Isso me causa enfado. Mas, enquanto há vida, há esperança...
Abraço!